O SEARCH DO SETOR
     
Como Ajudar

 

1. Doações
Clique no "Doações On Line", para fazer uma doação para sua Entidade favorita. A doação é direta entre o seu banco e a entidade de sua escolha.
Doando
Bens e Produtos
Doando seu
Cheque Donativo®
Doando Sangue
2. Sendo um Voluntário
Procure uma entidade a menos de 1000 metros da sua casa.
 

Artigos Especiais

"Filantropia
"

Por Stephen Kanitz

Filantropia significa amor à humanidade, ao contrário do amor a si próprio ou egoísmo. Surge da mesma raiz de filosofia, amor ao conhecimento.

A filantropia não escolhe causas, nem prejulga o que deve ou não deve ser feito com o dinheiro. Alguns governos são contra a filantropia, porque acham que isto é dever do Estado. Outros querem restringir a filantropia a algumas causas específicas, como por exemplo àquelas que "ensinam a pescar". Outros, ainda acham que a filantropia não deveria ser assistencialista, porque isto geraria dependência.

Quem somos nós para julgarmos o que um filantropo, que ama a humanidade, deve fazer com o seu dinheiro ou com o seu tempo voluntário que está disposto a doar?

Nossa análise das despesas de entidades que adotam a postura "ensinar a pescar", mostra um lado nem sempre divulgado pelos adeptos desta postura filantrópica. Quase 100% dos recursos doados para as entidades que "ensinam a pescar" acabam na mão dos professores. Enquanto que quase 100% dos recursos doados para entidades "assistencialistas" vão para os necessitados: é um paraplégico que sai com uma cadeira de rodas, um deficiente auditivo que sai com um aparelho de surdez, uma criança com câncer que sai curada, um órfão que acaba tendo um lar e um sustento.

Na postura do "ensinar a pescar" os deficientes saem mais sábios, mas o dinheiro termina no bolso de quem "ensinou". Por que os professores não podem ser voluntários? Por que existem tantos cursos de capacitação e administração do terceiro setor que cobram R$ 3.000,00 pela inscrição? Se já ganharam fortunas ensinando administração financeira para os banqueiros, não poderiam ser voluntários de vez em quando? É muita falta de amor à humanidade, a essência da filantropia.

Todo mundo precisa de alguma "assistência" na vida. Uma viúva que perdeu o marido, um alcoólatra porque perdeu o emprego, um diagnosticado com câncer que entra em depressão. O patrulhamento que se faz contra as entidades assistencialistas deveria ser combatido, porque estas pessoas não estão precisando de capacitação, alfabetização, de aprender a pescar, elas precisam de amor e carinho, o que nenhuma escola costuma dar.

Se você é um daqueles que defende "ensinar a pescar", pense novamente, como nós tivemos que repensar este conceito, depois de verificar como de fato é usado o dinheiro doado. Se você é um daqueles que se opõe ao "assistencialismo" lembre-se que o ser humano não quer ser dependente. Tampouco, as entidades que ajudam alcoólatras oferecem álcool para manter os seus clientes.

O amor à humanidade é a essência da filantropia, e na nossa opinião este amor somente pode ser dado pelo ser humano, pelo trabalho voluntário, pela doação individual, do acionista ou do empregado.

Não acreditamos que empresas "socialmente responsáveis" pensam em amor, nem mesmo saberiam como dá-lo. A grande maioria destas empresas está atrás dos vários prêmios de Responsabilidade Social e de cuidar do seu Marketing Social, para agradar a galera, a imprensa e o consumidor.

05/11/02
 
www.filantropia.org

Artigos Especiais

Quem Somos
Fale Conosco
Certificado de fins filantrópicos
Tributação do Terceiro Setor
Como criar uma ONG
Imprensa
Anuncie Aqui
Avise um amigo deste site
Avalie este site
Mapa do Site
Projeto Social
Sua Empresa Causa Uma Boa Primeira Impressão?
Gestores do
Terceiro Setor
Encontre voluntários
Pesquisas do Terceiro Setor
Saiba Mais!
Personalidades que são Voluntários
Livros sobre o 3º Setor
Links Interessantes