O SEARCH DO SETOR
     
Como Ajudar

 

1. Doações
Clique no "Doações On Line", para fazer uma doação para sua Entidade favorita. A doação é direta entre o seu banco e a entidade de sua escolha.
Doando
Bens e Produtos
Doando seu
Cheque Donativo®
Doando Sangue
2. Sendo um Voluntário
Procure uma entidade a menos de 1000 metros da sua casa.
 

Artigos Especiais

"Filantropia e responsabilidade social"

Por Oded Grajew

O povo brasileiro é solidário. São inúmeros os registros de atitudes de apoio desprendido, em momentos de catástrofe pública ou dificuldades coletivas. Essa solidariedade está enraizada na cultura popular, animada pelos valores da tradição religiosa e por uma realidade de exclusão social que leva um grande contingente a uma situação de extrema carência. É o que se vê, por exemplo, na promoção de campanhas de arrecadação, de bingos beneficentes e venda de rifas para sustentar os chamados " trabalhos de caridade".
É uma prática louvável e salutar, sem dúvida alguma, e deve ser enaltecida. No entanto, após tantos anos de filantropia - até programas de televisão a incentivam, o País ainda não foi capaz de deixar de condenar milhões de cidadãos à miséria absoluta. Apesar do desenvolvimento econômico e de toda a colaboração que a sociedade proporciona a seus excluídos na forma de donativos, o Brasil continua sendo o segundo maior país do mundo em termos de desigualdade social.
É bem verdade que a prática da filantropia é importante e sempre traz algum tipo de conforto para os desvalidos, sobretudo num país de população tão carente como o Brasil. Mas ela não é suficiente para substituir políticas públicas. Nos moldes em que é realizada acaba se tornando um paliativo para o grave quadro social, porque, em muitos casos, não busca a continuidade das ações e se concentra, geralmente, em promoções episódicas, como campanhas de agasalho no inverno e arrecadações de brinquedos no período natalino.
No Brasil, apesar do esforço de mídia que se faz em torno de campanhas para obtenção dos mais variados fundos sociais, a capacidade de doação da sociedade é muito baixa, se comparada a outros países. Estima-se que a média é de apenas R$ 23 reais per capita por ano. Esse número é extremamente inferior ao dos norte-americanos, por exemplo, cujas contribuições per capita são estimadas em algo equivalente a R$ 780 anuais. Isso não ocorre somente porque a sociedade americana é mais rica. Ela possui uma prática filantrópica composta por contribuição contínua, participação do cidadão nas entidades apoiadas e uma rigorosa fiscalização e acompanhamento dos repasses efetuados pelas entidades sociais beneficiadas. Já em nosso País, parte dos recursos advindos de doações nem ao menos chega a seus destinatários finais.

 
www.filantropia.org

Artigos Especiais

Quem Somos
Fale Conosco
Certificado de fins filantrópicos
Tributação do Terceiro Setor
Como criar uma ONG
Imprensa
Anuncie Aqui
Avise um amigo deste site
Avalie este site
Mapa do Site
Projeto Social
Sua Empresa Causa Uma Boa Primeira Impressão?
Gestores do
Terceiro Setor
Encontre voluntários
Pesquisas do Terceiro Setor
Saiba Mais!
Personalidades que são Voluntários
Livros sobre o 3º Setor
Links Interessantes
 
 

A priori, para evitar ocorrências deste tipo é necessário que a empresa tenha compromisso com o processo de doação, envolvendo-se com a entidade social e ajudando-a a desenvolver ferramentas de avaliação que permitam medir os impactos efetivos das ações nos públicos beneficiados. Assim é possível acompanhar o caminho percorrido por esses recursos e mensurar os resultados sociais obtidos.
Assegurar que os investimentos transformem efetivamente a condição de vida das pessoas é uma questão fundamental, ao alcance das empresas e que pode servir de exemplo para seus parceiros e para os governos. E o exemplo sempre é pedagógico para estabelecer modelos, prioridades e referências.
É importante analisar que, quando se pretende uma parceria entre empresários, governos e entidades assistenciais para o desenvolvimento de programas sociais, os recursos destinados diretamente à filantropia também devem ser alvo de fiscalização, assim como a sociedade deve fazer com o dinheiro público.
Mas as doações efetuadas pelas empresas brasileiras precisam fazer parte de um projeto mais amplo, que esteja referenciado em princípios e valores éticos e que contribua para a constituição de um cenário econômico sustentável. Simultaneamente, é necessário implementar uma política que promova distribuição de renda, que traga para o País uma condição de justiça social e de garantia dos direitos básicos de cidadania.
Esse horizonte deve nortear as ações das empresas socialmente responsáveis. É preciso envolver fornecedores, parceiros, funcionários e todos os agentes da cadeia produtiva num processo de transformação efetiva da sociedade. Faz parte desse processo exigir políticas públicas coerentes e evitar a prática assistencialista de somente angariar alimentos, agasalhos ou doação em dinheiro.
Por outro lado, é fundamental que a filantropia passe a fazer parte de uma estratégia global da empresa, com consistência, que ajude na montagem de uma imagem corporativa com responsabilidade social, o que contribui para impulsionar os negócios. Empresas que trabalham com a perspectiva socialmente responsável, que atuam no sentido de estabelecer uma agenda inclusiva, que preveja benefícios para a comunidade, levam vantagem na disputa de mercado.
Em levantamento realizado pelo Instituto Ethos em 2000 na pesquisa "Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro", o comportamento social empresarial é bastante prestigiado. Para 43% dos entrevistados, colaborar com escolas, postos e entidades sociais da comunidade é uma atitude que estimula a compra de produtos da empresa, e faz com que ela seja recomendada aos amigos. Em 2001, a mesma pesquisa mostrou que essa é uma tendência, já que praticamente o mesmo percentual de consumidores respondentes (42%) consideram que esse tipo de colaboração só aumenta o prestígio e as vendas das empresas que a pratica.
É inegável que as práticas filantrópicas vêm amadurecendo. Cresce a consciência de que esse tipo de ação deve ser constante, persistente e com compromisso, envolvendo todos os atores sociais. Cresce também entre as empresas a visão de que uma prática de intervenção socialmente responsável traz ganhos para o seu negócio, sua imagem e, principalmente, para a sociedade.

24/04/2002